Search
K

Visão Geral

A Carteira Inteligente Picnic é uma solução para custódia e transação de ativos digitais utilizando contratos inteligentes. Ela é fundamentada na arquitetura robusta da Safe, solução de carteiras inteligentes cujos contratos custodiam mais que US$ 69 bilhões globalmente. Ela também integra o padrão ERC-4337 da Ethereum Foundation, permitindo aos usuários executar transações em lote e pagar custos de transação sem precisar da moeda de gas.
Com a Carteira Inteligente, o Picnic poderá:
  1. 1.
    Oferecer uma segurança de nível institucional para qualquer pessoa, sem a pesada responsabilidade de manter uma chave privada ou seed phrase;
  2. 2.
    Expandir a nossa oferta de produtos financeiros descentralizados, inclusive em outras blockchains além da Polygon;
  3. 3.
    Manter a mesma interface fácil e simples que fez o Picnic surpreender tanta gente.

Como Funciona a Carteira Inteligente Picnic?

O coração da Carteira Inteligente Picnic é um conjunto de contratos inteligentes, baseado na arquitetura robusta e comprovada da Safe {Core}. Esses contratos formam um ecossistema em que cada componente desempenha um papel vital:
  • Proprietários: são os responsáveis por autorizar uma transação ao Cofre.
  • Cofre: é o contrato principal da Safe que armazena os ativos digitais.
  • Módulos: são vários contratos auxiliares que adicionam capacidades ao cofre, como no nosso caso, estamos usando um módulo que torna o cofre da Safe compatível com ERC-4337.

Proprietários

Em seu início, a CIP oferecerá duas opções de donos para o seu cofre:
  1. 1.
    Conta do Magic via Picnic: Esta opção transforma seu email em uma chave privada, proporcionando um método de acesso exclusivo e protegido.
  2. 2.
    Carteira Externa: Permite a utilização de carteiras conhecidas como Metamask, Rabby, ou dispositivos de hardware como Ledger e Trezor, para assinar transações.
Em breve, iremos introduzir a funcionalidade de multi-signature (multisig), um das maiores inovações de segurança da CIP. Imagine poder designar múltiplos proprietários para o seu cofre digital, cada um necessitando dar seu consentimento para que qualquer transação seja efetivada. Essa camada adicional de segurança multiplica a segurança do seu cofre.
Agora, imagine que os proprietários não necessariamente precisam ser indivíduos ou carteiras. A flexibilidade tecnológica da CIP permite que você utilize a biometria do seu celular ou uma chave secreta guardada no seu dispositivo como proprietários, efetivamente reduzindo a sua necessidade de coordenação com outras pessoas mas mantendo um alto nível de segurança.

Cofre

O cofre é estabelecido e operado através de um contrato da Safe, que define e coordena todas as características da carteira. Este contrato é o mesmo utilizado para guardar bilhões de dólares em ativos em vários protocolos e blockchains. Ele já foi auditado por OpenZeppelin e várias outras firmas de renome, além de possuir um programa de BugBounty ativo.
Na Carteira Inteligente Picnic, o cofre só pode ser movimentado após a aprovação dos proprietários. Essa é uma garantia imutável e eterna.

Módulos

São contratos auxiliares ao cofre que definem funcionalidades adicionais. Os módulos possuem capacidade de controlar e alterar transações, por isso o seu desenvolvimento sempre é cercado de preocupações com segurança.
O Picnic utiliza o módulo de ERC-4337, que adiciona compatibilidade ao cofre com o padrão de abstração de contas da Ethereum. Este módulo também foi auditado por firmas de renome.
Os módulos são o grande truque de flexibilidade da CIP. Através deles conseguiremos incluir funcionalidades como limites de transação, recuperação da conta e muito mais.